-
Arquitetos: Comma Studio
- Área: 850 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: Daikin, Dulux, Hafele, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado na porção ocidental do lago West, em Hanói, Vietnã. O edifício é composto por 9 andares, com 3 andares para cafeterias e lojas do gênero e apartamentos para alugar nos andares superiores.
A característica única do projeto vem da forma do terreno. O edifício tende a ter uma fachada ampla e diagonal seguindo a forma do lote, enquanto sua área e profundidade são bastante limitadas. Em planta percebe-se que a forma inclinada do terreno é simétrica, como um diamante, o que é bastante interessante para nós começarmos o projeto. Em seguida, expressamos o perímetro inclinado do terreno através dos contornos na fachada do prédio. As lajes são enfatizadas para se tornarem as principais linhas horizontais, criando uma presença forte e robusta.
Nos 3 andares da base, as lajes se espalham para formar as varandas, proporcionando um espaço ideal para os clientes da cafeteria com amplas vistas e cenários verdes. Nos andares superiores, as bordas das lajes atuam como caminhos horizontais que ligam e unificam os elementos de abertura e fechamento na fachada, que são sistemas de paredes de vidro, galerias e paredes de tijolos que cobrem o espaço dentro do bloco de apartamentos.
As lajes de concreto definem a aparência deste edifício tanto por dentro como por fora. Em todos os andares, os principais espaços internos estão localizados sob um teto de concreto áspero e plano, com vigas embutidas, criando uma beleza rústica ao mesmo tempo em que otimiza o espaço para a altura limitada do edifício.
Para acentuar a forma robusta do edifício, peças de madeira angulada foram espalhadas por toda a fachada. Nos andares inferiores, essas caixas de madeira envolvem um sistema de colunas inclinadas responsáveis por ajudar a sustentar a varanda. Já nos andares dos apartamentos, elas atuam como nichos decorativos para os principais ambientes, com o fundo de vidro absorvendo a luz do exterior. Este sistema ressoa com o contorno das lajes, criando uma característica forte e única na fachada do edifício.
Com essa abordagem resolvemos o maior desafio do projeto, que é otimizar a área utilizável em um terreno diagonal, ao mesmo tempo em que garantimos uma arquitetura e interiores interessantes para o edifício. O projeto agora se tornou uma arquitetura única nessa região.